Home

21/12/2017 - ANEEL Autoriza Reajuste Tarifário da CEEE-D

Adiado há quase um mês, o aumento da tarifa de energia para clientes da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) foi autorizado nesta terça-feira (19) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O reajuste será de cerca de 30,62% e deve entrar em vigor nesta quinta-feira (21), quando deve ser publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Para consumidores residenciais, o aumento será de 29,33% de uma só vez. Para a alta tensão (industriais), será de 33,54%. Já os comerciais dependerão de como são classificadas - se baixa ou alta tensão.

O adiamento havia ocorrido devido à inadimplência da estatal de cerca de R$ 600 milhões com a energia proveniente de Itaipu, com a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa). A diretoria da CEEE-D resolveu as pendências e recolocou o pedido de aumento na Aneel, que homologou o pleito.

Na votação, que é transmitida pela internet em tempo real, alguns conselheiros chegaram a comentar que o percentual era elevado, mas reconheceram que estava de acordo com o que foi repassado a outras concessionárias em períodos anteriores.

 Nota técnica da Aneel explicou que o aumento é devido à "retirada dos componentes financeiros considerados no reajuste tarifário anual de 2016". Somam-se a isso fatores como os custos de geração e transporte de energia, que fazem com que o incremento das contas de luz da CEEE-D chegue a um patamar tão alto neste ano.