SISTEMAS DE TELEMETRIA

07/12/2021 10:59:19

A Telemetria consiste na obtenção, processamento e transferência de dados a longas distâncias de maneira simultânea, oriundos da análise realizada em uma máquina ou sistema.

Em outras palavras, corresponde a um levantamento de informações que ocorre de forma remota, realizada através da utilização de diversos tipos de sensores. Tem como objetivo a análise da resposta ou do comportamento de sistemas, como máquinas, veículos ou até mesmo dispositivos eletrônicos em tempo real. Desta forma, tornando-se possível a análise de seu funcionamento, bem como o desenvolvimento e a aplicação de técnicas ou ações que visem uma diminuição dos custos de operação ou que até mesmo proporcionem um aumento de eficiência.

Os sistemas de telemetria vêm sendo utilizados atualmente de forma ampla em diversas aplicações, tanto no segmento industrial como residencial. A exemplo disso, no controle de frotas, que possibilita a análise de dados do veículo - como localização em tempo real, consumo de combustível, velocidade, históricos de manutenção e também o modo de condução do motorista. Já em redes IoT, estão presentes proporcionando o bom funcionamento de diversos tipos de dispositivos - como sistemas de iluminação automatizada e termostatos inteligentes -, tendo em vista que esses possuem seu funcionamento baseado em conceitos de telemetria. Além disso, outra aplicação que cresce atualmente é em sistemas de Gestão de Energia, em que com o aumento do valor cobrado por kWh e bandeiras tarifárias, torna-se indispensável a realização de um controle eficiente sobre o consumo, e até mesmo em alguns casos a geração das unidades.

Assim, quando tratamos de Gestão de Energia, os sistemas de Telemetria possibilitam a extração de dados que serão utilizados para a realização de um controle de geração e consumo. Facilitando a identificação da ocorrência de possíveis reativos, ultrapassagem de demanda, auxiliando também na criação de ações que busquem uma maior eficiência energética, fatores indispensáveis para quem busca maior economia.


Linkedin: Fernando de Moura Bandinelli 



A GEBRAS é uma empresa que presta diversos serviços de gestão energética, soluções em eficiência e em geração distribuída (fotovoltaica), que pode ajudar você ou a sua empresa a contornar esta crise energética da maneira menos impactante possível. 

Entre em contato com nosso setor comercial para mais informações.


 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS